#25 Lo aprendido en Praga: de una sartén a la Typhoon

#25 O que aprendi em Praga: de uma frigideira à Typhoon

Este setembro foi especialmente importante para nós. Depois de meses a comparar opções, a hesitar e a crescer entretanto, finalmente chegou a nossa nova torradora: uma Typhoon totalmente elétrica.

Escolhê-la não foi fácil. Há muitíssimos fabricantes, tamanhos e tecnologias, e durante bastante tempo continuámos a trabalhar com a nossa Aillio Bullet enquanto tentávamos decidir que máquina fazia mais sentido para a Black Jebena. A decisão prolongou-se tanto que até acabámos por comprar uma segunda Bullet para podermos continuar a aumentar a produção.

Quando finalmente escolhemos a Typhoon, sabíamos que não bastava instalá-la e começar a torrar. Era uma tecnologia diferente e era preciso aprender a usá-la bem. Por isso viajámos até Praga para fazer formação.

A minha relação com a torra, contudo, começou muito antes de qualquer software, curva ou sensor. Cresci na Etiópia a torrar café numa frigideira, observando a cor dos grãos, ouvindo-os e aprendendo a reagir ao que acontecia diante de mim. Passar da frigideira para a Bullet foi relativamente natural: continuava a fazer o mesmo, mas com mais controlo.

A Typhoon foi outra história.

Eu sabia torrar café, mas agora tinha de aprender a traduzir anos de experiência para uma máquina que respondia de uma forma completamente diferente. Durante os primeiros momentos da formação, sentia que os meus olhos entendiam o que estava a acontecer antes de as minhas mãos serem capazes de reagir.

O meu formador era muito jovem, o bastante jovem para poder ser meu filho, e vê-lo trabalhar com aquela facilidade tornava ainda mais evidente o que me faltava aprender. Ao princípio, parecia que os meus dedos não conseguiam seguir o que estava a ver.

Mas depois de horas a trabalhar, a corrigir e a repetir, algo mudou.

No fim da formação, os meus dedos começavam a mover-se quase antes da minha cabeça. A máquina deixava de parecer estranha.

E essa foi provavelmente uma das maiores lições da viagem: mudar de torradora não significa começar do zero, mas também não significa que toda a tua experiência anterior se traduza automaticamente. Cada máquina tem a sua própria linguagem.

No meu caso, o percurso tem sido bastante peculiar:

frigideira → Bullet → Typhoon

Três tecnologias muito distintas, mas com a mesma ideia por trás: observar o café, entender como responde e tentar extrair de cada grão o melhor que ele já traz dentro.

Praga, contudo, acabou por me ensinar algo mais.

Além da formação, fiquei muito surpreendido com a cultura de café da cidade. O interessante não era simplesmente existir specialty coffee por todo o lado, mas sim que muitas vezes nem sequer precisava de se anunciar como specialty coffee.

Podias entrar num espresso bar qualquer e confiar que haveria uma boa chávena, café acabadinho de torrar, batch brew ou single origins.

Não parecia algo reservado a turistas nem a pessoas obcecadas pelo café.

Parecia algo do dia a dia.

E isso fez-me pensar bastante em Espanha.

Aqui ainda acontece frequentemente puderes estar num restaurante excelente, com boa comida, bom vinho e um espaço precioso, e o café ser a parte em que ninguém parece ter pensado muito.

Habituei-me tanto a isso que, quando viajo, costumo ver com antecedência onde vou poder tomar bom café. Às vezes até acabo por levar café e moinho comigo, quase como se estivesse a fazer a mala de outro dos meus filhos.

Em Praga não era preciso.

Havia torradores locais suficientes a abastecer cafés e a sua própria comunidade para que o bom café fizesse parte do quotidiano.

E talvez seja essa uma das coisas que mais gostaria de ver crescer aqui também: mais torradores locais, mais cafés a trabalhar com eles e menos necessidade de converter o bom café em algo excecional ou pretensioso.

Porque talvez o objetivo final do café de especialidade devesse ser precisamente esse:

que deixe de parecer “especial”.

Que seja apenas bom café.

Fresco.

Bem torrado.

Próximo.

Voltei de Praga com uma máquina nova, muito por aprender e com muitíssima vontade de começar. A Typhoon já está em Sevilha e agora começa a parte mais interessante: fazê-la nossa.

Desde uma frigideira na Etiópia até a uma torradora elétrica em Sevilha, passando pela Bullet e uns dias de formação em Praga.

O caminho mudou muito.

O café, nem tanto.

Continuo a olhar, a ouvir e a tentar entender do que cada grão precisa.

— Abezash

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.